fbpx
Preguiça / Ação – A moeda de dois lados dos habitantes do Reino da Amizade
abril 26, 2019
Os Mecanismos de Defesa de cada Reino
maio 1, 2019

Sabemos que nossa personalidade se desenvolve desde a primeira infância.
Conforme a gente cresce, várias situações e dificuldades aparecem no caminho e, por conta delas, desenvolvemos estratégias e comportamentos para resistir a tais desafios.

Por isso, a criança vai se tornando expert em reagir à vida a partir desses medos e mensagens que se perderam desde o ventre.
Para impedir esse mecanismo, é importante identificar (tanto em você, como na criança) quais são essas mensagens perdidas na infância.
Através do estilo de personalidade, isso fica mais simples, usando o nosso Mapa:

Reformador (Reino da Perfeição)
O seu medo principal é de ser ruim, corrupto. Por isso, quer sempre ser correto, justo, idealista. Tem medo de ser condenado por seus erros.
A mensagem perdida é: “você é bom”

Ajudador (Reino do Serviço)
Seu medo principal é o de não ser amado. Por isso, tende a querer expressar seus sentimentos através de atos altruístas.
A mensagem perdida é: “você foi e ainda é muito desejado.”

Realizador (Reino da Conquista)
Seu medo principal é o de não ter valor. Por isso, a tendência da criança ou adulto realizador é a de se auto-afirmar, receber atenção e ser admirado por todos.
A mensagem perdida é: “nós te amamos como você é.”

Individualista / Emotivo (Reino da Criatividade)
O seu medo principal é o de não ter sua própria identidade, seu estilo. Por isso, quer expressar seus sentimentos através de coisas belas. Tem a necessidade de se sentir bem antes de qualquer atividade.
A mensagem perdida é: “nós te vemos assim, como você é.”

Investigador (Reino da Sabedoria)
Seu medo principal é o de se sentir incompetente e incapaz. Por isso, tende a querer se cercar de conhecimento para estar preparado para toda e qualquer situação.
A mensagem perdida é: “Suas necessidades não são um problema.”

Partidário / Cuidadoso (Reino da Lealdade)
Seu medo principal é o de não ter apoio ou orientação. Por isso, sua tendência é a de testar as atitudes dos outros para consigo. Costuma defender suas crenças a todo custo.
A mensagem perdida é: “Você está seguro.”

Entusiasta (Reino da Aventura)
O seu medo principal é de sentir dores ou privações. Por isso, quer estar sempre feliz, satisfeito e saciado. Quanto mais experiências, melhor. Elas são um escape para a ansiedade interna.
A mensagem perdida é: “Estou cuidando de você.”

Desafiador (Reino da Coragem)
Seu medo principal é o de ser controlado, violentado. Por isso, tende a querer se proteger de qualquer ameaça (a melhor defesa é o ataque).
A mensagem perdida é: “fique tranquilo, você não vai ser traído por mim”

Mediador (Reino da Amizade)
Seu medo principal é o de se perder, de estar separado dos outros. Por isso, a tendência da criança ou adulto mediador é manter a paz e evitar quaisquer conflitos que possam separar as pessoas.
A mensagem perdida é: “sua presença é importante pra mim”


Quer saber mais sobre o nosso treinamento?

Sobre o Mapa  Treinamento Online Baixar e-book


Carla
Carla
Carla Machado é casada com Ronald há 17 anos e é mãe da Lisa, do Levi e da Laís. É palestrante e coach de pais com especialização em Eneagrama, certificada pela International Enneagram Association.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *